Mariana Teixeira

Saiba o siginificado da aliança de casamento

Desde o primeiro momento, quando você é pedida em casamento, o que simboliza a união é uma aliança, não é mesmo?

É uma tradição tão antiga que muitas pessoas usam sem saber o significado que existe por trás das alianças de casamento.

Vamos dividir com você a história da aliança de noivado e o significado de usar na mão esquerda.

 

Significado aliança de casamento

 

Mais bonita que qualquer outra joia, a aliança reafirma um compromisso muito especial que vocês assumiram entre o casal. Ela reflete pro mundo a escolha que fizeram de dividir a vida um com o outro.

É única porque não existe nenhuma outra igual. Mesmo que existam outros modelos parecidos, aquela leva o nome e em muitos casos a data do seu casamento.

Mas porque todo esse simbolismo em um anel?

Existem várias teorias que explicam isso, mas resolvi dividir com vocês a que eu mais gosto. E se alguém tiver outra teoria interessantes para contar sobre o significado da aliança de casamento, compartilha com a gente nos comentários.

 

Tradição e significado da aliança de casamento

 

A palavra aliança significa um acordo entre duas partes, neste caso um acordo entre um casal que promete passar a vida inteira juntos, aconteça o que acontecer.

É uma tradição muito antiga, que começou há pelo menos 3 mil anos antes de Cristo. Os egípcios foram os primeiros a usar a aliança no quarto dedo da mão esquerda. E, como eles acreditavam na vida após a morte, eram inclusive sepultados de aliança, para que continuassem juntos depois da passagem também.

Ao longo dos séculos, a tradição se disseminou e alcançou as instituições religiosas. E até hoje usamos a aliança como sinal de compromisso.

Outra análise muito legal sobre a aliança é que, por ser redonda, ela também simboliza o infinito. Por isso, apesar da modernidade e do modelo já ter variado tanto com a moda, não é comum ver alianças de casamento quadrada.

 

Porque usar no quarto dedo da mão esquerda?

 

Antigamente a aliança era usada na mão esquerda, porque acreditava-se que ali passava uma importante veia que chegava até o coração, a chamada veia Amoris. Mas a ciência já provou que isso não passa de uma crença popular.

Hoje existem várias histórias que explicam o porquê disso, mas a mais forte delas é por ser do mesmo lado do coração.

Os chineses também são responsáveis por uma versão muito fofa desse motivo e, antes de explicar, te convido a fazer um teste.

Junte suas duas mãos, dedo com dedo e palma com palma.

Aponte o dedo do meio para você.

Conseguiu?

Agora tente separar os dedos das mãos, um de cada vez.

Você vai reparar que os dedos anelares são os únicos que não se separam. Por isso eles representam a união entre os cônjuges, um amor para a vida inteira, até o fim.  

Todas essas crenças e histórias ajudaram a transformar a aliança no símbolo mais importante de amor eterno. E por isso quando os casais decidem passar a vida inteira juntos, é esse anel que oficializa a união.

Gostou de saber o significado? Agora usar a aliança vai ser ainda mais importante, não é mesmo?

Nós temos muitas histórias de casamento para contar. Nossa equipe trabalha todos os dias pensando em detalhes de casamento, e podemos te ajudar a tornar o grande dia ainda mais perfeito.

Agende um bate papo para dividirmos com você toda nossa experiência em assessoria de casamento

Vamos fazer com que sua troca de alianças seja inesquecível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *