Mariana Teixeira

O que você precisa saber sobre documentos para casar com estrangeiro no Brasil

A internet conecta as pessoas, viajar para outros países está ficando cada vez mais fácil, e com isso encontrar o amor do outro lado do mundo também!

Você com certeza conhece alguém que já casou ou vai casar com algum estrangeiro, não é mesmo?

E se esse é o seu caso, fique de olho nessas dicas que nesse texto vamos explicar o passo a passo de todos os documentos para casar com um estrangeiro no Brasil.

https://media.giphy.com/media/NHDFajugldEek/giphy.gif

Bônus: Check List de casamento mês a mês

O que você precisa saber sobre documentos para casar com estrangeiro no Brasil

 

O processo para dar entrada no casamento é o mesmo para os noivos estrangeiros ou brasileiros, a diferença são os documentos que precisam ser apresentados para casar com estrangeiro no Brasil.

Segundo o art. 1.525 do Código Civil, o requerimento da habilitação para o casamento será firmado por ambos os noivos, de próprio punho, ou através de um procurador no Cartório de Registro das Pessoas Naturais.

Ou seja, vocês devem comparecer ao cartório com suas certidões, duas testemunhas, pagar as taxas e dar entrada no pedido de alteração do estado civil. Os documentos necessários são:

  • Carteira de Identidade e CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Certidão de Nascimento, quando solteiro;
  • Certidão de óbito do cônjuge falecido, quando viúvo;
  • Sentença declaratória de nulidade, Sentença de anulação de casamento, Registro da sentença de divórcio, quando divorciado.

Agora, se o seu cônjuge não é Brasileiro você precisa providenciar alguns outros documentos. São eles:

Documentos para casar com estrangeiro no Brasil: se o noivo(a) nunca foi casado:

 

Certidão de nascimento original e Declaração de estado civil original legalizada. As duas certidões devem estar traduzida por um tradutor público juramentado no Brasil e registrada no Cartório de Registro de Títulos e Documentos

Passaporte original com o carimbo de entrada no Brasil (se o(a) noivo(a) vier para o Brasil dar entrada no casamento) ou visto de permanência.

Documentos para casar com estrangeiro no Brasil: se o noivo(a) já foi casado:

 

Certidão de divórcio original e Certidão de casamento original legalizadas. As duas certidões devem estar traduzida por um tradutor público juramentado no Brasil e registrada no Cartório de Registro de Títulos e Documentos.

Caso seja viúvo, o noivo precisa apresentar Certidão de óbito original legalizada

Passaporte original com o carimbo de entrada no Brasil (se o(a) noivo(a) vier para o Brasil dar entrada no casamento) ou visto de permanência.

Outros detalhes

Pronto! Essa é a lista de documentos para casar com um estrangeiro no Brasil que você precisa para oficializar a relação de vocês.

Além desses, existem três outros pontos importantes para lembrar:

  1. É importantíssimo que todos os documentos estejam legalizados e traduzidos. Essa legalização pode ser feita pelo consulado Brasileiro no país de origem.
  2. Você pode dar entrada nos documentos através de uma procuração. Assim ele não precisa vir duas vezes em um curto espaço de tempo, caso não more no Brasil.
  3. Se o seu noivo(a) não falar português, lembra-se de assegurar que durante todas as fases do processo vocês tenham um tradutor público juramentado presente. A justiça exige. 

O ideal é que você dê entrada no processo de casamento pelo menos 90 dias antes da data. Um período maior garante que vocês tenham prazo para regularizar algum documento que não esteja como previsto, e para escolher a data que melhor atende vocês.

Se vocês já tiverem contratado assessoria de casamento tudo isso fica muito mais fácil. Uma equipe de cerimonial começa a te ajudar nesses primeiros detalhes e pode evitar muita dor de cabeça!

E você, já organizou os papéis para dizer o tão esperado sim?

Se tiver qualquer dúvida deixa pra gente nos comentários, ou entre em contato pelo e-mail contato@marianateixeira.com.br ou telefone: (11) 97591.1108

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *