Mariana Teixeira

Como organizar um Noivado – Passo a Passo

Vocês decidiram se casar… Yes! Este é um momento único e que deve ser muito celebrado, e o noivado é apenas a primeira de muitas comemorações até o grande dia. Por isso vamos dividir com você tudo que é importante na hora de organizar um noivado passo a passo.

Normalmente é um evento que reúne famílias e amigos mais próximos, mas nada impede que você faça uma grande festa.

 

 

 

Passo a passo: como organizar um noivado

Neste texto vamos esclarecer todas as suas dúvidas, desde a lista de convidados até as lembrancinhas que são entregues no final. Com dicas que vão se adaptar ao seu orçamento, vamos te ajudar a montar uma festa de noivado inesquecível.

1) Defina quem você quer convidar e quanto quer gastar

A primeira coisa na hora de organizar um noivado passo a passo, é decidir com quem você quer dividir esse momento. Isso vai ser crucial para saber o número de pessoas, o lugar onde vai acontecer e o estilo da sua comemoração.

Alguns casais preferem que esse seja um momento de integração entre as duas famílias e optam por um jantar mais íntimo. Outros, preferem reunir também os amigos e celebrar juntos este momento. Para eventos assim, é provável que você precise de um lugar maior. É comum que todas as pessoas que foram convidadas para a festa de noivado também sejam convidadas para o casamento. Pense nisso com cuidado antes de fazer a lista

O ideal é cruzar a logística da cerimônia com o seu orçamento. O valor que você vai gastar é diferente em cada perfil de comemoração, e esse evento vem junto com todos os outros chás, recepções e despedidas. Coloque todos esses gastos dentro do seu planejamento e se planeje.

Para seguir com a organização do seu noivado passo a passo, decida qual será o estilo da sua festa. Decidiu? Então vamos para o segundo ponto!

 

2) O local

Depois que você define o estilo do seu noivado, é hora de decidir onde vai acontecer. Por ter perdido um pouco da característica tradicional, o noivado não precisa mais necessariamente acontecer na casa dos noivos ou dos pais dos noivos. Realizar um noivado no aconchego de casa tem seu charme! Um jantar, com o prato preferido do casal, pode ser uma alternativa charmosa, aconchegante e bem em conta. 

Se o lugar for pequeno, ou o número de convidados muito grande, considere alugar um local ou reservar em um restaurante/bistrô mais intimista. Geralmente, quando o casal opta pela segunda opção, os noivos acabam arcando com a conta.

 

3) O cardápio

Essa é a parte que realmente importa em qualquer cerimônia. Mais do que a decoração, o local, ou a música, o ponto principal é que as pessoas estejam comendo e bebendo bem. Comida boa e acessível (afinal, ninguém gosta de passar muito tempo com fome esperando) e bebidas geladas é o segredo do sucesso.

Sabendo a quantidade de pessoas, local e estilo do noivado, fica mais fácil definir o que servir. A dica aqui é escolher pratos mais leves, para que todos consigam aproveitar bem a festa. Você pode contratar um buffet que ofereça o serviço completo, aí é só escolher o cardápio e não ter trabalho com nada. Um meio termo para quem não quer cozinhar, mas também quer economizar, é contratar somente os pratos principais e montar tudo você mesmo.

Se optar por receber as pessoas em casa e fazer o jantar, confira no nosso checklist do que não pode faltar:

  • Pratos
  • Talheres
  • Vasilhas para servir
  • Aparadores
  • Toalhas de mesa
  • Mesa e cadeira para os convidados
  • Copos e taças
  • Guardanapos
  • Espumante para o brinde
  • Gelo para as bebidas 

Bônus da Mari: Colocar na mesa fotos do casal, bolos e doces deixa a decoração ainda mais charmosa!

Se você optou por reunir a família em um restaurante, não está totalmente livre desse tópico. Um ponto importante sobre como organizar um noivado passo a passo, é criar um ambiente onde todos os convidados sintam-se à vontade e celebrem com vocês.

Ao escolher o local, verifique se há opções de pratos vegetarianos, intolerantes a lactose ou glúten. O cardápio para crianças também é uma ótima opção.

 

4) Atenção aos detalhes

 

A parte principal já foi, entretanto alguns detalhes deixam a festa ainda mais especial, como entregar lembrancinhas para os convidados. Já que você reuniu pessoas especiais, faça uma lembrancinha e o Save the Date, e eternize esse momento de vocês.

Fonte: Foto divulgação/ Web

Fonte: Foto divulgação/ Web

Contrate um fotógrafo profissional e tenha um álbum incrível. Esse é um momento muito importante, caso caiba no orçamento.

Escolha boas músicas. Mesmo em lugares pequenos, uma música ambiente faz toda a diferença. Crie uma playlist personalizada para animar esse dia! Caso não tenha tempo para essa tarefa, o Spotify e Deezer têm playlists de romance que podem te ajudar.

-> Confira aqui: O pedido

 

5) Aproveite tudo!

Esse é o último tópico e também o mais importante. Vocês são os principais convidados dessa festa e merecem aproveitar! Preocupe-se com a organização, mas lembre-se sempre que imprevistos acontecem e não se desespere se alguma coisa não ficar exatamente como você planejou. As pessoas que estão com vocês vão se importar mais em ouvir como estão os preparativos do que se a toalha está realmente combinando com os guardanapos.

Planeje bastante, mas na hora da festa, deixe acontecerE para fechar com chave de ouro o nosso texto sobre como organizar um noivado passo a passo, separamos três decorações criativas de noivados para te inspirar também.

Fonte: Foto divulgação/ Web

Fonte: Foto divulgação/ Web

Fonte: Foto divulgação/ Web

 

E aí, o que achou? Compartilhe com a gente nos comentários como estão os preparativos do seu noivado. Se precisar de ajuda para organizar o noivado passo a passo, entre em contato com a gente e conte com a nossa assessoria.

A Assessoria de casamento serve exatamente para te auxiliar nesses detalhes. Te indicamos os melhores profissionais, revisamos contratos, e te ajudamos a criar um dia muito especial sem o estresse da organização.

Temos muita experiência, será o maior prazer dividir isso com você! =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *