Mariana Teixeira

O que é preciso para organizar um casamento? Por onde começar?

Fiquei noiva! E agora? Depois da fase da empolgação é normal começar a preparar o grande dia e se perguntar: o que é preciso para organizar um casamento? Juntamos todos os primeiros passos em um post para você começar com o pé direito.

Organizando o casamento dos sonhos

O que é preciso para organizar um casamento pode mudar tudo de um estilo para o outro. Existem casais dispostos a fazer grandes festas e gastar muito dinheiro, e outros que estão optando por uma cerimônia mais reservada e mais simples, e isso vai influenciar bastante no que vocês vão precisar.

O maior cuidado nesse momento é entender o que vocês realmente querem para o grande dia. Mais do que uma festa, é a celebração de vocês, portanto nada de “pode ou não pode”, escolham o que mais combinar e se divirtam muito!

Além disso, independente do estilo, todos os casamentos têm em comum esses treze pontos. E é neles que você deve focar.

O que é preciso para organizar um casamento em 13 pontos

 

Lista de convidados, buffet, música, local...

AAAAAH, tem hora que parece que a gente vai ficar doida, não é?

Calma! Uma assessora de casamento pode te ajudar a organizar a festa dos seus sonhos, sem dor de cabeça!

Aproveite só esse mês com até R$1920 de desconto :)

  1. Assinar os papéis: O primeiro passo é se organizar financeiramente e conferir todos os documentos necessários para oficializar judicialmente a união de vocês.
    Texto dica:
    Você conhece os tipos de casamento civil e o regime de bens?
    O que você precisa saber sobre documentos para casar com estrangeiro no Brasil 
  2. Benção religiosa ou cerimonialista: Para o grande momento da cerimônia, vocês precisam de alguém para fazer o ritual. Se vocês são um casal religioso é só se organizar com o celebrante, caso não façam questão, podem entrar em contato com cerimonialistas especializados para esse serviço.
     
  3. Alianças; Vocês vão trocar as alianças e esse é um momento muito importante! Por isso reservem um dinheiro para comprar a jóia.
    Texto dica:
    Saiba o significado da Aliança de casamento 
  4. Foto e/ou filmagem; Mesmo que hoje em dia muitas pessoas tenham celular e certamente vão fazer fotos de vocês, é legal contratar alguém para fazer as fotos oficiais. Você terá a garantia de uma imagem melhor e a certeza de não perder nenhum momento.
    Texto dica:
    3 verdades sobre o custo do fotógrafo de casamento 
  5. Comida e bebida: Se você vai dar uma festa, ou reservar um restaurante depois, não importa, esse é um ponto de muita atenção! Comida boa e bebida gelada fazem qualquer celebração inesquecível.
    Texto dica:
    20 ideias para o bar de bebidas do seu casamento 
  6. Convites: Você pode optar por modelos formais, ou usar a internet a seu favor e enviá-los online. O importante é que você distribua em média 4 meses antes da cerimônia para seus convidados se organizarem.
    Texto dica:
    Dicas para fazer convite de casamento você mesma
    14 convites personalizados para padrinhos de casamento 
  7. Lembrancinhas: Esse não é ponto obrigatório, mas é muito legal que você faça lembrancinhas para seus convidados levarem para casa. É uma maneira de agradecer e tornar seu grande dia ainda mais inesquecível
    Texto dica:
    Lembrancinhas sustentáveis para o seu casamento 
  8. Decoração: Você pode contratar alguém, ou fazer tudo por conta própria (DIY) mas esse está entre os pontos mais importantes da lista. Festa de casamento pede uma decoração diferente do lugar e que tenha a cara de vocês.
    Texto dica:
    5 tipos de decoração de casamento para escolher o seu 
  9. Roupa do noivo e da noiva: Sim, vocês vão precisar parar e olhar só para vocês, decidir o que vão vestir. Lembre-se que estar bonita é importante, mas estar confortável é mais ainda. Muito cuidado na hora de escolher o vestido!
    Texto dica:
    Como escolher o vestido de noiva ideal para o seu corpo 
  10. Buquê: No embalo da roupa, você também precisa de um buquê. Provavelmente um para jogar e um para guardar de lembrança, que é o que realmente você usa para entrar na igreja. Dê uma atenção especial a esse detalhe!
    Texto dica:
    6 tipos de buquês de noiva que vão te inspirar 
  11. Lista de presentes: É legal nortear os seus convidados para saberem o que dar para vocês de presente. Criar uma lista de presentes, online ou em lojas físicas, vai ajudar vocês a não ganhar nada que não queiram, e eles na hora de escolher o que comprar.
    Texto dica:
    Como montar uma lista de presentes de casamento com tudo que importa 
  12. Música: Apesar de estar no fim da lista, esse é um item muito importante! A música vai fazer toda a diferença na animação dos seus convidados. Não deixe esse detalhe por último! 
  13. Cerimonial: E para fechar com chave de ouro, o mais importante: uma equipe de cerimonial. Não importa se todos esses pontos foram escolhidos com calma, o que vai realmente te ajudar na hora da execução é uma equipe preparada. É o cerimonial que se preocupa com a ordem dos padrinhos, com a música, que confere os fornecedores e absorve toda a dor de cabeça dos detalhes para vocês. Nòs temos um time super preparado para te ajudar nisso! Entre em contato pelo e-mail contato@marianateixeira.com.br ou telefone: (11) 97591.1108
    Texto dica:
    O que esperar de uma empresa de cerimonial de casamento. 

Pronto! Esses são os pontos mais importantes e que você precisa de preocupar quando quiser entender o que é preciso para organizar um casamento.

Animada para começar? Conte pra gente nos comentários quando vai ser seu grande dia!

Próximo passo: Check list de casamento mês a mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *