Mariana Teixeira

Os três primeiros passos para organizar um casamento

Depois de dizer sim e de toda a emoção do noivado, você começa a pensar em quais são os primeiros passos para organizar um casamento. Afinal de contas, é normal que você não tenha experiência no assunto. Mas não precisa se preocupar, nós trabalhamos com isso todos os dias e viemos dividir algumas dicas valiosas com você.

Os três primeiros passos listados a seguir são simples e cruciais para planejar um casamento sem estresse. Com estas etapas definidas, ficará mais fácil se nortear para fazer todas as escolhas seguintes.

 

 

1) Defina quando

Muitos casais começam escolhendo os meses em que a igreja está disponível ou com menor probabilidade de chuva. Claro que tudo isso é importantíssimo, mas neste primeiro momento o ideal alinhar as agendas de vocês. Garanta que seja uma época tranquila para as férias no trabalho, que vocês não estejam se mudando para a casa nova ou entrando algum projeto que tome muito tempo.

Depois de alinharem sobre a disponibilidade de cada um, avaliem as condições climáticas, disponibilidades dos lugares e se é alta temporada de casamentos. Esse último ponto pode fazer muita diferença no seu orçamento.

Atenção! E assim que definirem, não enrolem para reservar. Alguns lugares são muito concorridos e a fila de espera pode demorar (acredite) anos! Fique de olho e não deixe que isso atrapalhe o planejamento de vocês.

 

2) Limite quanto irão gastar

É necessário montar um orçamento, mesmo que decidam incrementar um pouco mais nas escolhas futuramente, é ideal definirem quanto podem gastar.

O universo de casamentos é infinito, sem isso definido cada conversa com um fornecedor pode resultar em contas mais altas e prioridades pouco claras. Quando você sabe qual o número de convidados e quanto pretende pagar por pessoa, pode ajustar os detalhes e manter o foco no que planejaram.

Esse infográfico criado pelo Blog Casarei.net pode ajudar vocês a listar todos os gastos.

 

3) E por último: o local

Quando pensamos quais os primeiros passos para organizar um casamento, já vamos logo pensando no lugar. Se você prefere igreja ou ao ar livre, não importa, a logística na hora de contratar é quase sempre a mesma.

Leve em conta o deslocamento dos convidados, a disponibilidade do local, a quantidade de pessoas que o lugar acomoda e, principalmente, quanto você vai gastar na estrutura do lugar. Muitas noivas querem casar ao ar livre, em uma praia por exemplo, mas entenda que mesmo gastando pouco com a locação do espaço, certamente terá que investir em estrutura para os convidados. Coloque tudo na ponta do lápis na hora de decidir.

Outra dica valiosa, coloque tudo que foi combinado em contrato. Fique sempre atenta as taxas de fiscalização, se são de responsabilidade sua ou do local, pergunte sobre a data da montagem e os contratos exclusivos com fornecedores. Muitas vezes aquele buffet que você amou tem contrato específico com um salão e só poderão ser contratados juntos.

Ficou um pouco confuso? Uma assessoria de casamento pode ser ideal para te ajudar! Nós somos especializados em organizar eventos, passamos os dias planejando para que tudo saia perfeito. Além de ter uma facilidade maior para negociar com fornecedores.

Se quiser pegar um bom atalho em toda essa organização, entre em contato com a gente, afinal, você não quer perder seu precioso tempo colocando a mão na massa, bem no dia do seu casamento, vai?

 

É normal que os primeiros meses de noivado sejam os mais agitados, sendo este o momento de pesquisa e escolha dos fornecedores. Depois de tudo fechado, você terá um tempo de tranquilidade, até passar para as escolhas da véspera, como prova de cardápio e vestido.

Resolvendo estes três primeiros passos, vocês terão um norte para dar continuidade à todas as tarefas da lista, como selecionar, conhecer e contratar os fornecedores. Faça uma lista de tarefas e orçamentos, vá a degustações e, sempre que possível, veja o serviço sendo executado em situações reais, como em outros casamentos. Isso vai te ajudar a decidir.

-> Confira mais detalhes sobre o checklist de casamento mês a mês.

Não se esqueça, esse é um momento especial e único da vida de vocês. Pesquise bastante, mas cuide sempre para que isso não vire um estresse. O segredo é se planejar com calma e fazer tudo com bastante antecedência. Começar a planejar um ano antes é o ideal.

Após decidirem por um serviço ou produto, nada de pesquisar mais. Confie em você, e que aquela foi sua melhor escolha!

E você, já começou a dar os primeiros passos organizar o seu casamento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *