Mariana Teixeira

5 rituais mais utilizados para se ter um bom casamento

É cada vez mais comum que os casais substituam a cerimônia religiosa pelo ritual na hora de casamento. A escolha pode estar relacionada aos gostos particulares do casal ou a divergências entre as religiões praticadas. Pode ser também que nenhum dos nubentes tenha religião definida. Existem vários rituais para se ter um bom casamento. Conheça agora os melhores!

O que são os rituais para se ter um bom casamento

Além de serem muito bonitos, os rituais para se ter um bom casamento servem para fortalecer o laço existente entre o casal, mesmo após a sua realização. O casamento é um evento único na vida das pessoas. Ele representa o compromisso e vontade de constituir família.

Quando duas pessoas se unem, aceitam suportar um ao outro em todos os momentos, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza. Os rituais para se ter um bom casamento evidenciam essa característica da união matrimonial. Eles simbolizam a vontade das partes em firmar um acordo de cooperação mútua e o desejo de se ter um casamento feliz.

No mundo, os rituais variam muito, pois levam em consideração a cultura do local e as tradições. Mesmo dentro das igrejas, diferenças podem ser percebidas nas cerimônias realizadas ao redor do mundo. Além dos rituais tipicamente religiosos, existem aqueles que não são orientados por religiões específicas, mas sim por energias e outras forças.

Esses rituais para se ter um bom casamento são bonitos visualmente e despertam a atenção de todos os participantes. Normalmente, são escolhidos por casais mais abertos e flexíveis, que não querem passar pela formalidade existente no casamento tradicional. Separamos algumas sugestões de rituais que você pode gostar.

Ritual da areia

Esse é um dos rituais mais bonitos esteticamente. É também conhecido como união das cores, por utilizar várias tonalidades de areia em sua realização. Sua realização ocorre de forma preferencial na praia, mas não há restrições rígidas de local. Cada um dos casais deve segurar um recipiente contendo areia. A cor da areia é diferente para cada um dos noivos.

Durante a realização do ritual, os noivos despejam a areia, ao mesmo tempo, em um terceiro recipiente. As cores vão se misturando e fica impossível reverter o processo. Essa união das cores marca a união do casal, que após o casamento terá um vínculo inseparável. A família se forma a partir desse momento.

Ritual do vinho

Entre os rituais para se ter um bom casamento, o do vinho é um dos mais simples e pode ser facilmente adotado na hora de organizar um casamento. É bem parecido com o ritual da areia colorida, com a diferença de que os noivos misturam vinho e não areia. Cada um dos noivos deve segurar uma taça contendo vinho. Em uma das taças há vinho tinto e na outra, vinho branco.

Após derramarem o conteúdo dentro de um terceiro recipiente, ao mesmo tempo, o celebrante do casamento enrola um tecido branco na taça. Os noivos, nesse momento, são chamados a quebrar a taça com os pés. Antes disso, no entanto, provam um gole do vinho (da mistura entre tinto e branco).

Ritual Celta para se ter um bom casamento

Um os povos mais antigos do mundo, os Celtas tinham uma forma bem peculiar de realizar as cerimônias de casamento. Estamos falando de um povo que viveu no ano de 2000 antes de Cristo. Na cerimônia, que deve ocorrer de forma preferencial em um ambiente aberto e durante a noite, as mãos dos noivos são lavadas com água e sal.

Esse processo ocorre antes da troca de alianças. Seu objetivo é a purificação e limpeza, com a consequente eliminação de todas as energias negativas que possam existir nos noivos. Todos os convidados ficam ao redor dos noivos, formando um círculo, durante o ritual da lavagem das mãos.

Ritual de luz para se ter um bom casamento

Os rituais para se ter um bom casamento encantam pela sua beleza e simbolismo. Exemplo disso é o ritual da luz, também chamado de ritual das velas. Ao todo, são três velas envolvidas. Duas delas de tamanho menor, simbolizando a família de cada um dos nubentes. A terceira vela deve ser de tamanho maior, representando a nova família que será formada.

Cada uma das velas é entregue aos noivos pelas suas respectivas mães. A terceira vela, por sua vez, deve ser acendida na hora, pelos noivos, de forma conjunta. Esse processo simboliza a união entre eles.

Ritual do baú para se ter um bom casamento

Por fim, já que estamos falando em rituais para se ter um bom casamento, o ritual do baú não poderia ficar de fora. Nele, cada um dos padrinhos é convidado a escrever uma pequena mensagem, seja ela de amor, felicidade, alegria ou qualquer outro voto para o casal.

No altar, é colocado um baú aberto, dentro do qual as mensagens devem ser depositadas. Os votos do casal também devem ser colocados no baú, após a troca de alianças.

Nesse momento o baú é fechado e permanecerá assim pelo tempo que o casal quiser. Nos momentos de dificuldade o baú pode ser aberto, para que as mensagens e votos sirvam de apoio ao casal.

Esses são os principais rituais para se ter um bom casamento. Como você pode ver, cada um deles é diferente e possui seu próprio significado. Em todos eles, no entanto, podemos perceber a ideia de união, de compromisso e formação de um vínculo familiar forte.

Este post foi escrito pela equipe do Astrocentro, a maior comunidade de esoterismo do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *