Mariana Teixeira

Saiba o que é RSVP no convite de casamento

Vocês já foram convidados para alguma casamento que tinha a sigla RSVP no convite de casamento, certo?

E aí, você sabe o que isso realmente significa e porque os noivos colocam isso?

 

Nós vamos dividir com você não só o significado, mas como fazer isso ser um ponto realmente eficaz no seu casamento.

O que significa RSVP no convite de casamento

 

RSVP nada mais é do que uma abreviação da expressão francesa Répondez S’il Vous Plait, que traduzindo significa “Responda por favor”.

Isso significa que os convidados precisam que você confirme ou não sua presença no grande dia.

Organizar um casamento envolve um grande planejamento, e o número de convidados é um fator importantíssimo para que tudo corra bem. Nós sabemos que nem todas as pessoas que convidamos vão realmente comparecer, então o RSVP é uma maneira de saber antecipadamente para quantas pessoas a festa deve ser realmente planejada.

 

Por que pedir confirmação de presença

 

Quando os noivos fecham o espaço e o buffet para sua festa, é necessário decidir e pagar para uma quantidade certa de convidados. E quanto mais assertivo esse número, melhor é.

Assim vocês não jogam dinheiro fora contratando festa para um número maior de convidados. A média de desistência na lista de convidados é de 20%, mas não leve isso ao pé da letra na hora de fechar os contratos com os seus fornecedores. Isso porque vários fatores podem influenciar, como o local, data, horário e até a convivência dos noivos com os convidados.

E claro, o problema também existe (e até em maior escalada!) quando o número de convidados excede o contratado. Isso porque o atendimento, o cardápio, o espaço e nada na cerimônia foi pesando para um número maior, comprometendo toda a organização da festa.

Por isso os noivos incluem e RSVP no convite de casamento. Para sinalizar que precisam da confirmação de presença e estimar o número final.

Nós sugerimos que você contrate os serviços para um número menor de pessoas. Uma festa com 250 convidados na lista, por exemplo, pode ser contratada para 200. E quando você tiver a confirmação de presença, você ajusta esse número com o buffet.

Porque fazer isso? Porque os buffets não oferecem a opção de diminuir o número de convidados, uma vez que eles já estão se preparando na véspera para o número maior. Mas geralmente, com 15 dias de antecedência, eles conseguem fazer pequenos ajustes e aumentar em até 10% o número de convidados. Pagando a mais, é claro.

Sem erros e sem desperdício!

 

Como organizar a confirmação de presença

 

Normalmente os noivos colocam no próprio convite um número de telefone, o endereço do site de casamento, ou um e-mail, para que cada convidado confirme se irá ou não ao casamento.

Como RSVP não é uma expressão em português, e normalmente não é conhecida, você também pode escrever de maneira mais direta “favor confirmar presença”. E sinalizar para os seus convidados por onde devem fazer isso.

Como esse costume ainda não é um hábito entre os brasileiros, mas é de extrema importância para o bom andamento da festa, eu sugiro que você contrate um cerimonial para te ajudar.

Uma assessoria de casamento pode fechar todos esses detalhes sobre os números com os fornecedores. Também fica responsável por entrar em contato com os convidados, dependendo do pacote que você escolher. Nós oferecemos esse serviço, e o seu convidado por inclusive confirmar presença através do nosso site.

E como nós temos experiência no assunto e sabemos que a lista de convidados é um assunto muito difícil para qualquer casal, nossa dica bônus de hoje é para te ajudar exatamente com isso.

 

Faça sua lista, peça a confirmação de presença, e garanta um dia inesquecível!

E você, já fez sua lista de convidados? Conta pra gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *